sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Seus filhos ajudam em casa?

 
Alguns dias atrás aconteceu um imprevisto, precisei sair logo após o café da manhã, como era rápido  deixei meus filhos sozinhos(um de 13 o outro de 08 anos),expliquei o motivo,pedi  que se comportassem e sai.
Quando retornei(mais ou menos 1 h. depois),encontrei a louça lavada, pia limpa,as camas arrumadas e os Pets cuidados.Os meninos  estavam tranquilos jogando game.
Não foi um sonho!
SIM!!!Aqui em casa é realidade todos ajudam!
Mas nem sempre foi assim,já testei varias maneiras para que eles me ajudassem,desde cedo ensinei a guardar brinquedos,não deixar roupas e sapatos no chão,mas isto é básico,não é?
Então resolvi fazer um quadro de tarefas  com uma tarefa definida para cada um ,até que deu certo,mas as vezes o que eu precisava na hora era simplesmente colocar água para a cachorro,e se não tivesse na lista eles não faziam,e diziam que não era o dia dele(e se o outro não  estava em casa  o cachorro ia ficar com sede?), Não funcionou!
 Depois veio a mesada educativa( tinha um valor definido e ia se descontando quando não era realizado a tarefa) .
Esta foi a que menos funcionou!Pois não gostei da ideia de pagar por  coisas que eram de responsabilidade deles,banho,escovar os dentes estudar,isto é dever!E  também  era comum um pagar para outro fazer a tarefa que era dele,rsss dá pra acreditar!
Sem contar que eles começaram a banalizar o método,quando não faziam as tarefas diziam:"pode descontar!"
Então as coisas começaram a mudar,eu que tinha uma pessoa que me ajudava com a faxina pesada passei a fazer tudo sozinha, comecei a trabalhar com meu marido ,e para piorar mudamos de uma casa pequena para uma bem maior.
LÓGICO QUE SURTEI!!!
Então foi a hora de ter uma conversa séria, com todos aqui de casa,expliquei todas as mudanças que estavam acontecendo ,que somos uma equipe,que todos teriam que ajudar com o que podem e conseguem fazer,e em uma equipe todos são importantes!Não importa quem faz mais !todos são uteis !
E fui sincera se eu não tivesse ajuda teríamos que cortar algo para poder pagar alguém para me ajudar(eles fazem musica,esportes, não gostaram  nada desta alternativa!rsss) .
 Deu certo!!!Então eles não tem tarefas definidas,vou olhando as tarefas diárias e distribuindo conforme eles conseguem, por exemplo de manhã o meu  filho menor vai para a escola então quando o outro acorda,já arruma a cama dele e do outro,se os dois estão em casa enquanto um arruma a cama  o outro tira as toalhas,cada um faz a sua parte!
Quando acordamos já é automático:a família inteira faz pequenas tarefas enquanto um cuida dos Pets,outro molha as plantas,outro tira mesa do café, 15 minutinhos  e a ajuda é enorme. 
Mas nem tudo são flores!!!!Tive que abandonar a perfeição,não dá pra ficar reclamando ,que a cama não ta devidamente esticada, as camisetas não estão perfeitamente dobradas, 
Antes eu arrumava do meu jeito,a vivia brigando por que não ficavam como eu queria,hoje eu pergunto o que fica melhor, mais fácil para eles guardar, dobrar.
As vezes cobramos muito e esquecemos que ninguém tem obrigação de pensar igual a gente, no caso das crianças temos que facilitar,sem exigir muito, vamos ser realista? 
Aqui resolveu!!!

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

O poder dos 5 minutos!!!!

De repente você olha no relógio e diz: só tenho 5 minutos não dá tempo de fazer nada!
Calma não da pra fazer uma faxina completa,  mas da para fazer tarefas simples que ao longo do dia, da semana ira`fazer toda a diferença!
Escolha um item abaixo e tente fazer em 5 minutos:

  • arrumar a cama
  • limpar a bancada do banheiro e o vaso  sanitário
  • tirar o lixo
  • conferir a agenda
  • verificar o cardápio semanal(o vamos ter para o almoço?)
  • molhar as plantas
  • dar uma arrumada  rápida na sala(almofadas/ controles/roupas espalhadas)
  • fazer uma oração
  • hidratar o cabelo e esfoliar o corpo(hoje em dia existe diversas marcas no mercado  de ampolas  de hidratação como  o da  Pantene que precisa apenas de 3 minutos ou o da  Elseve  que faz efeito em 60 segundos)eu aproveito enquanto o produto age esfolio o corpo com uma mistura de mel e fuba,e  de 15 em quinze dias aproveito para tirar o buço(eu estou usando o veet creme depilatório para o rosto )
  • hidratar os pés e as mãos 
  • tirar o esmalte
  • recolher os sapatos e roupas espalhadas
  • lavar a louça(claro se tiver muita louça não vai dar tempo,mas da para empilhar os pratos agrupar os talheres,e deixar com água e detergente,isto já  fara uma enorme diferença)
  • tomar água e comer uma fruta
  • arrumar a roupa e a bolsa para o dia seguinte
  • passar um shampoo a seco e escovar bem os cabelos(eu uso o shampoo o seco do boticário,perfeito para aqueles dias que não da nem pra pensar em lavar e secar os cabelos)  
  • sair mais cedo 
Viram quanta coisa da para fazer em 5 minutos?então vamos lá quando o despertador tocar nada de dizer só 5 minutinhos!!!
5 minutos por dia são 35  minutos por semana,1 hora e 50  minutos por mês, 18 horas e 25 minutos por ano!!!!!
Afinal não temos tempo para desperdiçar não é???

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Separando as roupas que vou usar a semana toda


(imagem retirada da internet)


Se você não é a mulher maravilha que dá uma voltinha e já esta  linda e arrumada!vai saber bem do que eu estou falando.
Eu não entendo de moda e tendências mas gosto de ficar ficar arrumada,de me sentir bem,mas ultimamente eu sempre me sentia um horror!!!nada no meu armário,ficava bom,sem contar que ele estava lotado!
Minha rotina como de todos é corrida,casa ,filho, marido,cachorro....e eu????
De manhã na correria do dia a dia,pegava a primeira roupa que achava(ou jogava varias em cima da cama, ou sempre saía  com a mesma legging e camiseta) .
Dai  resolvi  que não dava mais  para andar  relaxada,a solução  foi olhar direito pro meu armário e ser honesta comigo mesmo,será que preciso de tantos sapatos e sandálias de salto alto?Sendo que apesar de amar geralmente uso,ou aquela calça linda azul,que não combina com nada!
Então  comecei a pensar na minha semana ,como ela funciona e quais os compromissos que vou ter,por exemplo quarta e sexta levo meu filho em uma atividade física,   não tem como ir de roupa social, no domingo eu já separo a roupa pra semana toda,então já sei que na quarta  e na sexta tenho  que separar uma roupa mais esportiva,se tenho  um almoço  ou um compromisso na segunda,sei que tenho que caprichar um pouco mais,se não tenho compromisso e vou ficar em casa escolho uma roupa mais confortável(nada de calça de moletom velha,que é um horror!!!).
Pra minha surpresa descobri que apesar de eu ter muitas roupas que não são pro dia a dia,tenho muita coisa boa,que da pra combinar e se sentir bem mesmo estando em casa(não da pra ficar trocando de roupas até pra ir na padaria) ,doei muitas peças, e estou testando outras para ver se volto a usar.
Aqui aonde moro só é um pouco frio de manha,logo esquenta,então sempre separo uma malha mais leve com uma blusa por baixo que dá  pra tirar assim que esquenta.As sapatilhas e as rasteiras também estão  fazendo parte do meu dia,confortáveis da pra ir em qualquer lugar.
Mas o melhor de tudo,é não perder tempo de manhã já acordo pego meu look  do dia rapidinho,e fico o dia inteiro bem!!

quinta-feira, 5 de março de 2015

Afinal quem é igual?

Estamos acostumados a ouvir falar muito sobre diferenças,racismos,intolerâncias.... e todo o tipo de preconceitos .....
Mas afinal será que estamos criando nossos filhos para conviver com diferenças?
Há um tempo atrás, coloquei meus filhos em uma escolinha de futebol,sem pretensões apenas para  a pratica de esportes pois acho muito importante para eles,no começo tudo ia bem,até que meu filho mais velho começou a arrumar desculpas,um dia o problema era da chuteira outro do meião.....e por ai vai....até que um dia ele me pediu :"PELO AMOR DE DEUS!ME TIRE DO FUTEBOL!",como o pequeno ia sem problemas tirei o mais velho e passei observar melhor o que estava acontecendo.
O que eu notei,é que os próprios professores incentivavam as discriminações:quem jogava melhor eram convidados para campeonatos,tinham a atenção dos professores,quem era ruim de bola(como eles diziam),eram deixados de lado,os coleguinhas,riam deles.
Tentei conversar com os professores sobre isto,e eles falaram que não tinham como controlar as crianças, que eles são assim mesmo,como assim? E´ normal crianças ficarem rindo dos outros porque  se julgam melhores?
Como disse não tinha pretensão que eles se tornarem profissionais, apenas que  eles  praticassem um esporte se divertirem.
Tirei eles do futebol,e fui a procura de outro esporte,o ano passado,coloquei eles para treinar atletismo, com a professora Sonia e o professor Gibi em Paulínia. .
Lá as  crianças são todas especiais, como uma amiguinha que tem síndrome de down ,outro que não tem uma parte do braço,um hiperativo,e minhas crianças e outras crianças que tem mães e pais que acreditam  que todos são especiais ,todos  são só crianças,independentes das diferenças, que rir das diferenças dos outros,não é legal!Que cada um tem seu tempo,suas diferenças, que um pode ser melhor em determinada coisa e pior em outras.
O QUE TORNA MEU FILHO NORMAL! MEUS FILHOS SÃO ESPECIAIS!
E espero que eles aprendam  que  minguem é igual,por isto respeitem as diferenças.
Parabéns Sonia e Gibi ,e o meu respeito por vocês,que ensinam não apenas um  esporte,mas nos ajudam a criar um futuro melhor!
.