Follow by Email

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Seus filhos ajudam em casa?

 
Alguns dias atrás aconteceu um imprevisto, precisei sair logo após o café da manhã, como era rápido  deixei meus filhos sozinhos(um de 13 o outro de 08 anos),expliquei o motivo,pedi  que se comportassem e sai.
Quando retornei(mais ou menos 1 h. depois),encontrei a louça lavada, pia limpa,as camas arrumadas e os Pets cuidados.Os meninos  estavam tranquilos jogando game.
Não foi um sonho!
SIM!!!Aqui em casa é realidade todos ajudam!
Mas nem sempre foi assim,já testei varias maneiras para que eles me ajudassem,desde cedo ensinei a guardar brinquedos,não deixar roupas e sapatos no chão,mas isto é básico,não é?
Então resolvi fazer um quadro de tarefas  com uma tarefa definida para cada um ,até que deu certo,mas as vezes o que eu precisava na hora era simplesmente colocar água para a cachorro,e se não tivesse na lista eles não faziam,e diziam que não era o dia dele(e se o outro não  estava em casa  o cachorro ia ficar com sede?), Não funcionou!
 Depois veio a mesada educativa( tinha um valor definido e ia se descontando quando não era realizado a tarefa) .
Esta foi a que menos funcionou!Pois não gostei da ideia de pagar por  coisas que eram de responsabilidade deles,banho,escovar os dentes estudar,isto é dever!E  também  era comum um pagar para outro fazer a tarefa que era dele,rsss dá pra acreditar!
Sem contar que eles começaram a banalizar o método,quando não faziam as tarefas diziam:"pode descontar!"
Então as coisas começaram a mudar,eu que tinha uma pessoa que me ajudava com a faxina pesada passei a fazer tudo sozinha, comecei a trabalhar com meu marido ,e para piorar mudamos de uma casa pequena para uma bem maior.
LÓGICO QUE SURTEI!!!
Então foi a hora de ter uma conversa séria, com todos aqui de casa,expliquei todas as mudanças que estavam acontecendo ,que somos uma equipe,que todos teriam que ajudar com o que podem e conseguem fazer,e em uma equipe todos são importantes!Não importa quem faz mais !todos são uteis !
E fui sincera se eu não tivesse ajuda teríamos que cortar algo para poder pagar alguém para me ajudar(eles fazem musica,esportes, não gostaram  nada desta alternativa!rsss) .
 Deu certo!!!Então eles não tem tarefas definidas,vou olhando as tarefas diárias e distribuindo conforme eles conseguem, por exemplo de manhã o meu  filho menor vai para a escola então quando o outro acorda,já arruma a cama dele e do outro,se os dois estão em casa enquanto um arruma a cama  o outro tira as toalhas,cada um faz a sua parte!
Quando acordamos já é automático:a família inteira faz pequenas tarefas enquanto um cuida dos Pets,outro molha as plantas,outro tira mesa do café, 15 minutinhos  e a ajuda é enorme. 
Mas nem tudo são flores!!!!Tive que abandonar a perfeição,não dá pra ficar reclamando ,que a cama não ta devidamente esticada, as camisetas não estão perfeitamente dobradas, 
Antes eu arrumava do meu jeito,a vivia brigando por que não ficavam como eu queria,hoje eu pergunto o que fica melhor, mais fácil para eles guardar, dobrar.
As vezes cobramos muito e esquecemos que ninguém tem obrigação de pensar igual a gente, no caso das crianças temos que facilitar,sem exigir muito, vamos ser realista? 
Aqui resolveu!!!

Um comentário:

Decorações pra Corações disse...

Adorei o post!
Não tenho filhos e não pretendo ter por enquanto. Confesso, tenho medo.
Mas ver que você conseguiu achar uma solução para um problema me anima.
Gostei que você foi realista e mostrou que nem tudo são flores (me dá agonia de pais que falam de filhos como só fossem alegrias)e mostrou os métodos que não funcionaram com você.
Obrigada

Beijos
Thaís