quarta-feira, 7 de setembro de 2011

rotinas semanais(e minhas adptações)

Já contei para vocês como são as minhas rotinas diárias( que não levam nem  20 minutos diários, e  me livra do caos) então vou falar um pouco da minha rotina semanal, quando comecei a planejar minhas rotinas fiz vários cheks lists:
rotinas diárias /semanais/ mensal..........
o problema é que eu acabava me perdendo,e me atrapalhava toda,então resolvi me focar em ver o que estava dando certo e mudar o que não estava funcionando.
Notei que fazer um planejamento para o mês todo para mim não funciona pois acaba acontecendo  alguns imprevistos  e o serviço se acumula então a solução foi planejar  por semana, no domingo ou na segunda-feira ,pego minha agenda vejo os compromissos meus do marido e dos filhos( como reunião escolar, consultas médicas), daí me programo para as tarefas semanais(passar poupa, área da semana, limpeza geral).
Outra coisa que não estava funcionando era a lavagem de roupa sempre lavava roupa nas segundas e nas quintas, o problema é que aqui sempre falta água então a roupa acabava se acumulando e eu ficava estressada, a solução foi  passar  diário( quando tem água)a lavagem de roupas pois assim mesmo que eu fique uns 02 dias sem água a roupa não se acumula.
Também notei que quando as crianças estão juntas não dá para fazer muita coisa,então procuro no horário que os dois estão juntos( no caso é entre ás 11:30 até  14:50 e após as 19:00 hs), fazer coisas simples e rápidas para não correr o risco a começar algo e não terminar.
Depois destas adpatações  a rotina  semanal começou a realmente funcionar.

rotina semanal:
passar roupa
1 dia para uma limpeza geral( lavar quintal , banheiro,tirar pó)
limpeza e arrumação detalhada  da área da semana( separo  cada semana um comodo diferente)
trocar toalhas e roupas de cama
limpar e organizar a geladeira.


E para que quem está se sentindo perdida não desanime!com determinação tudo dá certo!

3 comentários:

Valéria Lara disse...

Oi Lilian,obrigada pelo seu carinho no meu blog e adorei o seu também e ele vai me ajudar muito nas minhas organizações aqui em casa,já estou te seguindo,beijos

Rafaela Lima disse...

Oi, Lilian!

Adorei! Seu post foi como um complemento para minha postagem de Check list. É assim mesmo, tem que adaptar às necessidades de cada um, o importante é não desanimar. Tem que planejar e executar este plano para que nosso fim de semana seja mais tranquilo e nossas tarefas semanais mais organizadas.

Beijos!

Mulher Multifacetada in disse...

Olá Lilian, fico impressionada com a sua organização, mas acho q com crianças precisa desse cuidado mesmo para não virar um caos total.
Bjos
Maysa